2013-07-05

Verbos ~> Terminação Verbal ~아/어지다



안녕하세요
Ola pessoal votei com mais um post, hoje sobre a terminação ~지다,  Vamos logo ao post. AYO STOP Let Me Put It Down Another Way GO!

~/어지다

Essa Terminação Verbal é bem simples, e muito usada no dia-a-dia.

~/어지다
Significado: Tornar-se...


Funciona assim:

Você retira o do verbo DESCRITIVO, essa Terminação só vale para VEBOS DESCRITIVOS, e coloca /어지다, veja:

Verbos Descritivos sem Batchim:
겸손하다 – SE (Ser/Estar) Modesto 겸손하
예쁘다 – SE Lindo 예쁘
빠르다 – SE Rápido 빠르
Verbos Descritivos com Batchim:
높다 – SE Alto
넓다 SE Espaçoso

Agora adicionarmos a Terminação ~/어지다, nós seguimos essa regra:

Para verbos sem Batchim:
Adicionamos apenas 지다
Para Verbos com Batchim:
Para verbos com vogal ou adicionamos 아지다
Para verbos que não tenham vogal ou adicionamos어지다
Para verbos irregulares com vogal adicionamos 어지다 substituindo o
Para verbos irregulares com conjugamos o Verbo e adicionamos 지다

겸손하 + 지다 = 겸손하지다 Se tornar Modesto
예쁘 + 어지다 = 예뻐지다 Se tornar Lindo
빨라 + 지다 = 빨라지다 Se tornar Rápido
+ 아지다 = 높아지다 Se tornar Alto
+ 어지다 = 넓어지다 Se tornar Espaçoso




Agora veja algumas frases

그는 겸손하졌어요.
Ele se tornou Modesto.

그녀 너무 예뻐지고 섹시해졌어.
Ela se tornou muito bonita e sexy.

컴퓨터를 빨라졌어요.
Meu computador se tornou rápido.

맞아, 높아지죠요.
Sim, eu fiquei alto.
OBS.: nesse caso podemos traduzir “fiquei”, pois se colocarmos “tornei-me alto” fica estranho né, então da pra traduzi assim.

굉장하져요.
Ficou Maravilhoso.
OBS.: o mesmo da frase acima se aplica a esta frase aqui.

착하지는 너만.
Ele só esta sendo gentil com você.



Esse, Ele
그녀 - Ela
너무 Muito
섹시하다 SE Sexy
- Meu
컴퓨터 - Computador
굉장하다 SE Maravilhoso
- Você
– Apenas, Só

Então é só isso galera depois tem mais, até +.

안녕너들
!

Nenhum comentário: